Unioeste terá academia da terceira Idade aberta ao público no campus de Cascavel

Unioeste terá academia da terceira Idade aberta ao público no campus de Cascavel

A Associação dos Docentes da Unioeste de Cascavel (ADUC) conseguiu encaminhar nessa semana uma importante demanda dentro de seu projeto de aproximar a instituição e a população dos bairros de seu entorno. A entidade viabilizou junto ao Executivo Municipal um acordo de cooperação que permitirá a instalação, dentro de algumas semanas, de uma academia da terceira idade no campus da universidade em Cascavel. A Unioeste vai ceder uma área junto ao campo de futebol, próxima ao principal acesso; a prefeitura se responsabilizou pelos equipamentos e a ADUC ficará responsável pela manutenção.

O encaminhamento da demanda da ADUC junto à Prefeitura foi realizado com a ajuda do vereador Paulo Porto (PCdoB). “Essa ação integra um projeto maior que a ADUC realiza, no sentido de trazer a população para dentro da universidade”, diz o vereador.

Nessa semana, Porto esteve com o presidente da ADUC, Vilmar Malacarne e com o vice, Elias Garcia, numa reunião com o assessor de gabinete do prefeito Paranhos, Diego Gomes, quando foram definidos os próximos encaminhamentos e prazos. A ideia do Executivo é que o processo licitatório esteja concluído dentro de mais alguns dias, quando estarão definidos e habilitados os fornecedores.  Até lá, o acordo de cooperação dever ser finalizado e assinado para que as providências de instalação sejam tomadas.

Malacarne explica que além das quase 15 mil pessoas, entre estudantes, servidores e professores, a Unioeste tem um grande fluxo de ações com a comunidade, através de seus projetos de pesquisa e extensão. “Nós instalamos ali, recentemente, um parque infantil. Ainda que algumas pessoas tenham estranhado a ação, teve impacto na comunidade e a estrutura vem sendo bastante utilizada pelas crianças das imediações. Agora teremos essa academia. E, no futuro, vamos ampliar esse complexo com uma pista de caminhada dentro do campus”, diz.