CASA DE PASSAGEM: Plano gestor será apresentado ao Estado

CASA DE PASSAGEM: Plano gestor será apresentado ao Estado

O vereador Paulo Porto (PCdoB) esteve nesta quarta-feira (20) em Curitiba onde participou de uma audiência na Secretaria da Família e Desenvolvimento do Paraná tendo como tema a Casa de Passagem Indígena em Cascavel. Na avaliação do vereador, a reunião com a secretária Fernanda Richa foi positiva e poderá resultar em avanços para alocação de recursos para o projeto.

A planta do projeto da Casa de Passagem foi apresentada pelo parlamentar e pela secretária de Assistência Social de Cascavel, Inês de Paula. O próximo passo será a apresentação à primeira-dama de um plano gestor. “O passo seguinte será a apresentação desse plano gestor, mas podemos adiantar que avançamos no sentido de dar materialidade ao projeto. Abrimos canais para a alocação dos recursos necessários à casa de Passagem”, disse Porto.

O plano gestor deverá ser apresentado até abril ao governo estadual. “A avaliação é positiva, avançamos na discussão no sentido de diminuir o risco social desses povos, em especial, as crianças que vem acompanhar seus pais em Cascavel na venda de artesanatos das aldeias”, afirmou Inês de Paula.

Porto destaca a participação conjunta na elaboração desse plano gestor. “É fundamental que a gestão da Casa de Passagem tenha a participação do município, mas também da FUNAI [Fundação Nacional do Índio] e da própria comunidade, que deverá ser a protagonista”, disse o vereador.

Legenda: Audiência em Curitiba discutiu a Casa de Passagem Indígena em Cascavel

Crédito foto: Rogério Machado/SEDS

Na audiência, Fernanda Richa ressaltou que é preciso que o Estado em parceria com os municípios promovam políticas públicas específicas aos povos que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

A reunião em Curitiba também contou com a presença  do assessor para Assuntos Fundiários do Estado, Hamilton Seriguelli, do procurador jurídico de Nova Laranjeiras, José de Paula e do deputado estadual André Bueno.