Encontro debate papel emancipador da educação na reforma agrária

Encontro debate papel emancipador da educação na reforma agrária

O Colégio Estadual do Campo Chico Mendes, no município de Quedas do Iguaçu, está sediando o VII Encontro Regional de Educadores e Educadores das Áreas de reforma Agrária da Região Centro do Paraná. São dois dias de programação do evento, nesta sexta-feira (7) e sábado (8), e reunirá cerca de 250 educadores e educadoras da educação do campo.

O objetivo é debater o resgate das matrizes pedagógicas da educação do campo, a pedagogia do trabalho, da terra, da história, da organização coletiva e da luta social de educadores e educadoras da reforma agrária.

Professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), o vereador Paulo Porto (PCdoB) participou nesta sexta-feira do início das atividades, que contou com místicas e uma análise de conjuntura da Educação Pública. A doutora Liliam Faria Porto Borges, professora da Unioeste, falou sobre os impactos e desafios para a escola dos trabalhadores.

Liliam enalteceu a luta por uma educação emancipadora e o papel revolucionário dos educadores e educadoras. “Nosso papel é transmitir a ciência e o conhecimento sistematizado para o educando e educanda. Esse é o grande papel revolucionário do professor. Junto à luta política pela educação pública gratuita e de qualidade, temos a tarefa de garantir o repasse emancipador da educação para todas as pessoas, especialmente a classe trabalhadora que historicamente nunca teve acesso”.

A programação do primeiro dia contou com debates sobre a luta por educação em assentamentos e acampamentos com a presença das escolas e comunidades da reforma agrária. “É um prazer estar aqui e volto renovado para Cascavel. Ainda que estejamos tendo duros embates e perdendo algumas batalhas na esfera estadual, seguimos ganhando na luta política na educação pública, especialmente aqui na Escola Chico Mendes  do assentamento Celso Furtado”, destacou Paulo Porto.

Um dos anfitriões do evento foi o vereador Claudelei Lima (PT) e também contou com as presenças dos deputados Zeca Dirceu (PT) Professor Lemos (PT), da prefeita Marlene Revers (PROS), vereador Silvano Ribeiro (PT), representantes da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade do Centro Oeste do Paraná (Unicentro), Núcleo Regional de Educação e da APP-Sindicato.

Texto: Júlio Carignano
Foto: Ramon Barbosa/Ass. Professor Lemos