Câmara aprova homenagem ao canoísta Roberto Maehler

A Câmara de Vereadores aprovou durante sessão, nesta manhã (01), projeto de decreto legislativo que concede a Medalha  “Osmar Xiquinho Zimmermann”, ao canoísta cascavelense Roberto Maehler. A medalha é a mais importante honraria que o município concede, através da Câmara, aos esportistas que se destacam em suas modalidades esportivas. O projeto foi apresentado pelos vereadores Paulo Porto (PCdoB) e Carlinhos Oliveira (PSC) e aprovado por unanimidade.

Ao defender a outorga, na tribuna, Paulo Porto disse que esse “é um daqueles momentos em que quem faz a homenagem se sente homenageado”, referindo-se à dimensão de Roberto Maehler como atleta, com mais de 100 medalhas conquistadas na carreira, sendo 38 delas de ouro.  O canoísta  participou de 10 campeonatos mundiais, três pan-americanos, dois jogos sulamericanos e da Olimpíada, no Rio, em 2016. Entre as principais conquistas estão três medalhas de ouro e três de prata em jogos Sulamericanos, foi ouro no Pan do Rio, em 2007, bronze em Guadalajara (México) em 2011 e prata em Toronto, no Canadá, em 2015. Durante sua fala na sessão de hoje, Porto mostrava a mais recente conquista de Maehler, a medalha de Bronze dos Campeonato Panamericano de Canoagem de velocidade, disputado há poucos dias, no Canadá.

“Precisamos incentivar o esporte, fortalecer as políticas públicas para que possamos dar oportunidade que outros esportistas se destaquem, para que tenhamos outros Roberto Maehler em nossas galerias de ídolos locais”, disse o vereador.

Outro proponente da homenagem, o vereador Carlinhos Oliveira (PSC) fez um aparte para lembrar que Roberto Maehler surgiu como atleta em um projeto social e desde então, além de acumular títulos, vem lutando para levar o esporte como oportunidade para outros jovens. “Temos a alegria de ter esse atleta como alguém aqui de casa, de Cascavel. É, de fato, uma honraria para nós podermos prestar essa homenagem e reconhecimento público”, disse.

Roberto Maehler, que agora treina para o novo ciclo Olímpico, visando as Olimpíadas de Toquio, em 2020, disse que se sente honrado pela homenagem. “Estou muito feliz pelo reconhecimento. E fiquei emocionado de ouvir as palavras dos vereadores Paulo Porto e Carlinhos Oliveira e as demais manifestações na sessão de hoje”, disse.

A Câmara vai realizar uma sessão solene para prestar a homenagem ao atleta Roberto Maehler.