“Nosso objetivo maior é resolver as questões fundiárias de forma pacífica”, destaca Serighelli

“Nosso objetivo maior é resolver as questões fundiárias de forma pacífica”, destaca Serighelli

Na sessão da Câmara de Cascavel desta terça-feira (12) os vereadores realizaram a entrega de Votos de Louvor e Congratulações a Hamilton Serighelli, assessor especial para Assuntos Fundiários do Governo do Estado. “Vale destacar sua competente atuação em nosso município, assim como toda a Região Oeste, palco constante de demandas fundiárias”, afirmou Paulo Porto (PCdoB), proponente da homenagem.

“É muito difícil fazer negociação fundiária no Paraná, o estado com a questão fundiária mais difícil do país”, admitiu Serighelli. O representante estadual destacou os principais pontos da política de negociação em sua gestão: garantir o diálogo entre movimentos sociais e associações comerciais e empresariais, garantir a educação e a saúde nos acampamentos e assentamentos, realizar festivais de cultura, jogos e competições esportivas, feiras e mostras da reforma agrária e fortalecer a produção orgânica e agroecológica através da divulgação e comercialização de produtos para outros estados e países.

Para Porto, “este esforço civilizatório realizado pelo Serighelli ganha importância especial neste contexto nacional, de absoluta violência, quando se criminaliza os movimentos sociais e as lutas dos trabalhadores”.

No final de dezembro de 2010, após vencer as eleições estaduais, o governador Beto Richa (PSDB) se reuniu com uma ampla mesa representativa da maioria das organizações de povos trabalhadores e trabalhadoras do campo, incluindo agricultores familiares, povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, faxinalenses, cipozeiros e pescadores, representados em diversas organizações, como a Via Campesina e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Na pauta, a nomeação de um interlocutor para tratar de todos os conflitos fundiários do estado. Assim, não muito tempo após a posse, o governador nomeou o Hamilton Serighelli, que com habilidade nestes últimos sete anos vem desempenhando um trabalho impecável de mediação, solução e pacificação no campo.

Texto: Regina Krauss/Ass. Câmara
Foto: Flavio Ulsenheimer/Ass. Câmara