“Pela defesa da educação gratuita e de qualidade”, Porto apresenta voto de louvor a APP-SINDICATO

Na manhã desta terça-feira (18.06) o vereador Paulo Porto (PCdoB) apresentou na Câmara de Vereadores um requerimento para votos de louvor a APP SINDICATO (Sindicato dos trabalhadores em educação pública do Paraná). Segundo o vereador, o voto será prestado pela luta constante do Sindicato em defesa da educação gratuita e de qualidade no Estado do Paraná e por seguir perseguindo uma educação humanizada, apostando na politização e conscientização da categoria.

Segundo a secretária geral da APP SINDICATO, Marta Soligo, a APP se configura num sindicato classista e também faz a defesa de toda a classe trabalhadora. “Em todo e qualquer lugar que houver luta de classe a APP SINDICATO se fará presente. Estaremos lá com nossas bandeiras defendendo os trabalhadores”, afirma.

Para Marta, o reconhecimento prestado pelo vereador é muito importante, tendo em vista que o mandato Paulo Porto tem defendido as mesmas bandeiras. “Esse reconhecimento vindo de uma figura que também faz essas defesas, e tem uma aprovação pública como o vereador Paulo Porto, para nós é de uma grandeza sem tamanho. Ficamos muito enaltecidos e honrados com essa atitude do vereador”, declara.

Um pouco da história

Fundada em 26 de abril de 1947, a então Associação dos Professores Paranaenses foi criada para reunir e defender uma categoria em busca do reconhecimento do seu trabalho e da legitimidade da profissão. Segundo a direção, alguns dos princípios que regem o sindicato são: a participação na luta pela construção de uma sociedade justa e democrática; a defesa da escola pública, gratuita, democrática, laica e de qualidade e a promoção da união e da integração de toda a categoria, bem como a garantia de sua independência em relação ao governo, aos partidos políticos e aos credos religiosos.

Ao longo desses mais de 70 anos a APP SINDICATO defendeu e conquistou inúmeros pautas da educação, como a hora-atividade e vale-transporte para funcionários (as), equiparação dos salários dos professores, Plano de Carreira dos funcionários, Piso Salarial Nacional para o magistério, entre outras.