Porto cobra e Prefeitura divulga lista dos maiores devedores do Município

Porto cobra e Prefeitura divulga lista dos maiores devedores do Município

Compartilhe

A Prefeitura de Cascavel encaminhou para a Câmara Municipal, em resposta ao requerimento encaminhado pelo vereador Paulo Porto (PT), a lista, que está disponível no site da Câmara Municipal de Cascavel (clique aqui para ver a lista), dos maiores devedores do Município. O vereador cobrou do Executivo a publicação da lista após o Prefeito coagir empresários que questionavam a gestão publicamente. A lista contém os 100 maiores devedores ao Município e o valor somado passa de R$ 625 milhões e foi atualizada no dia 26 de junho. É importante observar que a situação atual pode estar diferente, pois se algum devedor da lista tenha feito o pagamento de sua dívida ele para de constar no cadastro de inadimplente.

Porto entende que esses dados devem ser públicos e estar disponibilizados no Portal da Transparência do Município, pois a população deve ter acesso a informação e todo tributo não arrecado é política pública, como CMEIs, UBS, asfalto, que não chega para quem mais precisa e que o prefeito não pode fazer ameaças com o interesse da população e por isso cobrou que o executivo tornasse a lista pública. “Cada real não cobrado em impostos é dinheiro que falta na realização das políticas públicas fragilizando o governo em sua principal função que é governar para quem mais precisa” afirma Porto. “Informações públicas jamais devem servir para que gestores assediem quem quer que seja” conclui o vereador reforçando o pedido de que listas como esta devem ser divulgadas.

A lista divulgada no fim de junho tem como os maiores devedores grandes bancos, seguida por faculdades e hospitais privados e por grandes proprietários de imóveis urbanos.