Porto usa paródia “Picapau sequelado” para denunciar  liberação abusiva de agrotóxicos

Porto usa paródia “Picapau sequelado” para denunciar liberação abusiva de agrotóxicos

O vereador Paulo Porto (PCdoB) trouxe o “picapau sequelado” para a sessão ordinária da Câmara de Cascavel, na sessão ordinária desta terça-feira (06). O vídeo, de quase dois minutos, é uma paródia da música de Gilberto Gil para o clássico programa de TV, Sítio do Picapau Amarelo, baseado na obra de Monteiro Lobato.  A versão foi exibida na TV Globo, no Programa Zorra Total, no fim de semana e, embora seja uma peça de humor, reitera graves denúncias contra o consumo excessivo e indiscriminado de agrotóxicos no Brasil. Em sete meses de Governo Bolsonaro, já foram liberados 290 novos agrotóxicos no país, muitos deles banidos dos chamados países desenvolvidos, especialmente na Europa.

Paulo Porto é membro da comissão de Meio Ambiente da Câmara e autor da lei municipal 6.484/2015, que proíbe o uso e aplicação de qualquer tipo de veneno próximo a escolas e colégios, Cmeis, Unidades básicas de saúde, e núcleos residenciais.

Porto usou a tribuna da Câmara para apresentar o vídeo e reiterar sua luta contra o uso indiscriminado de agrotóxicos. “Segundo um grande humorista argentino denominado Joaquín Salvador Lavado Tejón – vulgo Quino – pai da famosa Mafalda – uma ditadura, um regime ditatorial, um governo truculento e autoritário começa a desmoronar quando o povo começa a fazer piadas sobre ele”, disse o vereador. Para ele, se isto for verdade, já é possível afirmar que o governo Bolsonaro “já está fazendo água”.

“Decidi mostrar esse vídeo do quadro do programa Zorra Total a respeito de um tema que é especialmente caro a esta Casa de Leis, já rendeu projetos de leis, audiências públicas e seminários, e que segue sendo um problema para Cascavel e para todo o oeste do Paraná, que é o consumo excessivo e indiscriminado de agrotóxicos”, explicou.

Após reproduzir o vídeo em plenário, o vereador reiterou que 290 novos agrotóxicos liberados pelo governo federal nesse ano “é um triste recorde para qualquer país com os mínimos patamares civilizatórios”. O vereador também lembrou que o mesmo vídeo rendeu uma moção de repúdio de deputados federais do PSL. “Já na perspectiva deste mandato, valeria um voto de louvor. E que nosso bom humor, nossa inteligência e sagacidade sigam nos ajudando a combater estes tempos sombrios, e a lutar para que o Paraná volte a ser uma grande Sítio do Picapau Amarelo e não se transforme em um grande latifúndio do Picapau com Sequelas”, diz.

Assista ao vídeo no link disponibilizado no site da Globo: https://gshow.globo.com/programas/zorra/2019/noticia/sitio-do-picapau-com-sequela-reveja-a-cena-do-zorra.ghtml

Crédito para foto: Marcelino Duarte/Assessoria CMC