Porto encaminha demandas para melhoria  em escola na Aldeia Araguaju, de Terra Roxa

Porto encaminha demandas para melhoria em escola na Aldeia Araguaju, de Terra Roxa

O vereador Paulo Porto (PCdoB) recebeu na manhã de hoje (19), na Câmara, a visita de líderes da comunidade guarani Araguaju, de Terra Roxa. Os guaranis buscavam apoio para encaminhar demandas em favor da escola da aldeia, improvisada num barracão com problemas estruturais.

Porto, que além de vereador, professor, e indigenista, explica que as demandas serão encaminhadas para o mandato do deputado federal Ênio Verri (PT), em busca de uma emenda parlamentar que contemple a aldeia guarani. O Mandato de Paulo Porto também serviu como ponte para encaminhar essa demanda ao deputado estadual Goura (PDT) e já apresentou a demanda à representação da Funai, em Guarapuava.

O cacique e professor da escola, Marceliano Lopes Cardoso, explica que a escola atende a 47 crianças da comunidade e vem enfrentando muitas dificuldades por conta de problemas na estrutura. Para se ter ideia, no barracão ocupado pela escola falta inclusive uma parte do telhado, o que torna a vida das crianças muito mais difícil em dias de chuva. “A situação está muito difícil para nossas crianças”, conta o cacique. Ele fez a visita a Paulo Porto para o encaminhamento das demandas da comunidade acompanhado de outro líder da comunidade, Ciríaco Lopes.

A Aldeia Araguaju, que conta com 218 pessoas, ocupa a área em Terra Roxa desde 2005 e a escola está improvisada no barracão, que já não oferece condições mínimas para as atividades em sala de aula.