Paulo Porto

Graduado em História e doutor em Educação pela UNICAMP, sou professor da UNIOESTE e atuo junto aos movimentos sociais populares do campo, especialmente aos dos povos indígenas e dos camponeses sem terra. Como indigenista, ainda na década de 1990, integrei a Operação Amazônia Nativa (OPAN) e o Conselho Indigenista Missionário (CIMI).

Na Unioeste, coordenei o curso de Licenciatura em Educação do Campo, fui vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Superior do Oeste do Paraná (SINTEOESTE) e, também, diretor da Seção Sindical dos Docentes da Unioeste (ADUNIOESTE).

 

Estive vereador em Cascavel por dois mandatos, entre 2013 e 2020 – ano em que fui candidato a prefeito pelo Partido dos Trabalhadores. No legislativo municipal, integrei a Comissão de Educação da Câmara durante os oito anos, em duas oportunidades como presidente.

Atualmente, além de professor e indigenista, sou membro do Centro Regional de Direitos Humanos de Cascavel e pré-candidato a deputado estadual pelo PT.